Uma das revelações recentes do rock potiguar, a banda Marinheiro Porre traz uma grande dose de psicodelia misturada à autonomia e atitude DIY do rock alternativo.

Formada atualmente por Matheus D’Lima (baixo), Davi Selton (bateria), Marcelo Maroja (sintetizadores) e Marcos Mar (guitarras e voz), o grupo formou-se quando os integrantes estavam no final do ensino médio, no ano de 2016, pensado inicialmente como um projeto cover de bandas clássicas de Hard-Rock. Porém, muito natural e rapidamente as músicas autorais foram surgindo e definindo o projeto. A migração para as experimentações mais psicodélicas também foi um movimento natural dos integrantes e das emergentes composições.

No início de 2019, a Marinheiro Porre lançou o seu primeiro EP “Jornada” pelo Nightbird Records, com cinco faixas que passeiam por um experimentalismo um tanto não convencional, apresentando o que a banda chama de “opereta Rock”. As influências desse primeiro trabalho são muito marcadas pelas obras de bandas clássicas como Pink Floyd, Beatles, The Who e Os Mutantes. O EP, através das letras e da musicalidade “aquática” das cinco canções, conta uma “jornada” de uma menina que viveu toda a sua vida em um barco. Após o lançamento do Jornada, a banda ganhou mais espaço na cena musical underground de Natal, marcando presença entre 2019 e 2020 em importantes eventos na cidade e nos seus arredores.

Marinheiro Porre, por Ádila Santos.

Com a crise da pandemia do novo Coronavírus, a banda também viu suas produções e apresentações serem limitadas, mas ainda soube lidar com esse processo. Em 2020 o grupo registrou e lançou a faixa “a deriva barco”, em versão acústica para a coletânea “Canções de Isolamento”, trazendo uma atmosfera mais introspectiva e crua, diferente das experimentações de seu trabalho de estreia. Inspirada em versos do poeta português Fernando Pessoa, “a deriva barco” também apresenta maior densidade poética em sua letra. Neste período a Marinheiro também disponibilizou em sua conta do Instagram uma web-série que narra o processo de produção do EP “Jornada”, com contribuições dos membros e pessoas que fizeram parte do material.

Para 2021 a banda retomará suas produções seguindo as limitações ainda vigentes, com novo EP e videoclipe em processo de pré-produção, e com previsão de lançamento para o primeiro semestre do ano.

DISCOGRAFIA:
2019 – Jornada [EP]
2020 – a deriva barco (da coletânea “Canções de Isolamento”)

SIGA A MARINHEIRO PORRE NAS REDES SOCIAIS:
https://www.instagram.com/marinheiroporre/
https://twitter.com/MarinheiroPorre
https://www.facebook.com/marinheiroporre

ASSISTA: