Luan Bates por Clara Cortêz, 2020.

Texto por Build Up Media

Cantor, compositor, produtor musical e agitador musical. São muitas as caracteristicas que marcam o trabalho do potiguar Luan Bates, um dos nomes mais ativos do novo cenário musical de Natal. Unindo uma sonoridade com tons de lo-fi, shoegaze e alternativo, uma postura confessional folk e uma intensidade de rock alternativo, o artista possui um currículo extenso de lançamentos e shows no cenário independente de seu estado e se prepara para divulgar seu novo trabalho.

Após lançar dois EPs sob codinomes (Scangledcrow, em 2014 e Tendre, em 2016), Luan lançou seu trabalho solo após um ano fazendo shows acústicos em sua cidade. As canções intimistas geraram uma identificação forte cenário local, e o EP “Listen Up, Mates” ganhou espaço em sites e blogs independentes de música, gerando registros audiovisuais em canais de música como o Elefante Sessions.

Luan Bates no Festival DoSol 2017, por Rafael Passos.

Com o lançamento de seu segundo EP, “Distant Minutes”, Bates foi incluído no line-up da edição 2017 do Festival DoSol e indicado ao Prêmio Hangar de Música como revelação da música potiguar. Já em 2018, o músico colaborou com o produtor mineiro Thought Crimes para um remix da música “Squares and Farces”, lançou seu álbum de estreia, “The Morning Sun”, refletindo experiências e relações do cantor com Natal durante a transição da adolescência para a vida adulta.

Lançando suas faixas em inglês, devido a influência do rock alternativo dos anos 90 e do início dos anos 2000, Luan prepara uma ruptura sonora e estética com o pesado novo disco “Nothing Left to Say”.

O disco é um registro de vivências e sentimentos em meio a conflitos com sua saúde mental e com a sociedade, além de aprofundar o entendimento o período de transição do início de sua vida adulta.

Como um livro aberto para sua intimidade, o artista se prepara para se apresentar para novos artistas e continuar a mobilizar a cena local com sua música e o seu selo Nightbird Records.

DISCOGRAFIA:
2014 – Scangledcrow [EP] (Scangledcrow)
2016 – Guia Prático Contra o Bloqueio Criativo [EP] (Tendre)
2016 – Listen Up, Mates [EP]
2017 – Distant Minutes [EP]
2018 – Squares and Farces (Remix – ft. Thought Crimes) [Single]
2018 – Dream of the Day [Single]
2018 – The Morning Sun [Álbum]
2020 – Damned Poetry [EP]
2020 – Coletânea “Canções de Isolamento” [Álbum]
2020 – Sanity [Single]
2020 – Systematic [Single]
2020 – Casting Out a Devil 
2020 – Nothing Left to Say [Álbum – 18/09/20]

REDES SOCIAIS:
https://www.instagram.com/luan_bates/
https://twitter.com/luan_bates
https://www.youtube.com/c/LuanBates
https://www.facebook.com/luanbatesmusic/
https://luanbates.bandcamp.com

CONTATO: nightbirdrecs@gmail.com
IMPRENSA: LUAN BATES – CLIPPING

ASSISTA: