tumblr_oh271kgisj1tlh5fko1_1280-compressor

Data de Lançamento: 22 de novembro de 2016.

Deixe-me voltar para setembro de 2010.

Era “primavera” dentro do eterno verão que faz em Natal. Alguns amigos não podiam namorar por barreiras familiares; outros só queriam ter tempo para aproveitar a distração do momento; outros contavam os dias pra próxima festa, pras próximas substâncias a serem consumidas em momentos de êxtase; todos esperavam o fim do dia de aula ou de trabalho pra voltar pra casa ou para outro compromisso importante.

Eu me dividia entre ir ao meu primeiro emprego, ir a escola onde estudava no outro lado da cidade e conseguir ter algum interesse na vida. Havia um pouco de todo mundo em mim no meio dos meus anseios e da minha perspectiva de vida. Havia muita angústia por quem já havia se afastado de mim naquela época, por quem deixei me afastar e por quem estava perto e estava fodido, e estar fodido era a única condição de vida que enxergava nas pessoas ao meu redor. Algumas delas não podiam procurar um emprego melhor porque não tinham preparo suficiente para o “mercado”; outras já cagavam pra isso, só queriam viver. Eu não sabia o que fazer, de fato: já estava tentando me recuperar de algo que nem sei se aconteceu mesmo ou se era só uma brisa.

Poucas dessas pessoas que nem mencionei ainda estão no meu círculo social hoje. Também não me importaria hoje com os problemas delas, da mesma forma como me importava há seis anos atrás; sempre pensei que a única coisa que importava para todo mundo era acordar e ver o sol matinal, e lembrar da sensação de estar vivo.  Mas foi a partir de tantas experiências acontecendo ao mesmo tempo, tantas observações e sentimentos que decidi, em um determinado dia daquele mês de setembro, me trancar num quarto da minha casa para compor músicas de um jeito que nunca consegui. Músicas cujas influências não conseguiria assimilar instantaneamente ou que não soassem como mais outros plágios/versões.

E foi assim que saiu “Listen Up, Mates”, uma música que deveria ter sido um samba-rock com capotraste (tenso, né?). As b-sides deste meu primeiro single oficial (chamo de EP, mas pensem no modo como os singles eram lançados até meados da década passada) nasceram em 2008 e 2009; a letra de “This Weight (Part 2)” surgiu antes da “parte 1”, mas sua melodia foi composta depois da primeira parte; “A Kind of Life” é uma das poucas composições de antes de 2010 que ainda havia guardado e, de certa forma, se encaixou com o que acontecia na minha cabeça na época e foi incluída nesse projeto.

Este EP – e todos os outros trabalhos que virão por aí – é um memorial, um registro sobre crescer e se moldar numa cidade distorcida que não costuma oferecer um caminho não-mecanizado para si mesmo e para quem forma seu ambiente. Hoje tiro um pouco disso de mim e coloco em vocês, em quem tiver 16 minutos a perder em três músicas.

  • Listen Up, Mates
  • This Weight (Part 2)
  • A Kind of Life

Ficha técnica:
Gravado no estúdio Sonoro Produção Musical por Jefferson Soares; produzido por Jefferson Soares e Luan Bates.
Mixado e masterizado por Gustavo Coutinho no estúdio Abra Sounds.

Baterias programadas por Jefferson Soares e Luan Bates;
Baixo em “Listen Up, Mates” por Gustavo Coutinho (gravado no estúdio Abra Sounds);
Baixos em “This Weight (Part 2)” e “A Kind of Life” by João Victor Moura (gravados em sua casa);
Vozes, guitarras e violões por Luan Bates.Todas as músicas foram compostas por Luan Bates.

Agradecimentos especiais à Mayara Alves, Isabela Oliveira e Polly Nascimento pelo amor e suporte contínuo; à Jefferson Soares, Clara Cortêz, Gustavo Coutinho, João Victor Moura, Jônatas Barbalho, Yago Marques, Marcello Uchoa, Leo Fazio, Lorena Green, Mauro Assunção, Guilherme Monteiro e Fernanda Gomes pelo envolvimento, apoio e amizade. Por último, mas não menos importante, obrigado a minha família por me aguentar e compreender meu sonho.

Bandcamp: https://goo.gl/5DbRfK
Soundcloud: https://goo.gl/XpA20F
OneRPM: https://goo.gl/GfjLCg
Youtube: https://goo.gl/dNXWJr
Google Play: https://goo.gl/emy9uM
Deezer: https://goo.gl/r6SkVB
Spotify: https://goo.gl/EssIaK
Microsoft Groove: https://goo.gl/5jCvft

Luan.