Salve, galera! Estamos nos despedindo de 2021 com a última entrevista da Conexão Groover. Esperamos que tenham curtido acompanhar novidades de todo o planeta através desta coluna e da playlist no Spotify. Em 2022 teremos uma nova lista de faixas descobertas na plataforma francesa, com entrevistas todo mês, não percam!

Hoje compartilhamos um papo com o ótimo produtor francês R3mi, que entrou em nossa playlist com a faixa “Frango” (é isso mesmo). Remi tem 36 anos e mora em Paris; neste ano, além do single, ele lançou o EP “Colorz”. Vamos para o papo!

– Como foi o processo criativo de “Frango”? E por quê ela está intitulada em português?

“Bem, eu pensava em incluir um som de frango em algumas baterias, e de certa forma ele me lembrava o som da cuíca, e isso me levou às influências brasileiras. Adicionei guitarras, alguns samples de voz e finalmente fiz o refrão cantando “palala palala”. Chamei a música “Frango” por causa desse processo.”

– Você poderia nos dizer quais são suas influências?

“Existem muitas, mas posso mencionar o Jay Dilla, pelo processo de sampling e pelas baterias; Timbaland, pela criatividade; Stevie Wonder e Marvin Gaye pelas harmonias e emoções que eles transmitem; e uma boa parte dos produtores de R&B e hip-hop dos anos 90 e 2000! Hoje eu adoro essa nova galera do Neo Soul como a H.E.R e o Lucky Daye, assim como o produtor Kaytranada.”

– Quais foram seus desafios enquanto artista nesta pandemia?

“Eu estava prestes a lançar um álbum quando a pandemia e o lockdown se iniciaram. Foi complicado, havia planejado uma festa de lançamento, alguns showcases, mas em vez disso decidi focar em produzir mais. Também experimentei fazer mais músicas lo-fi e curti a ideia de produzir sem ficar obcecado pela perfeição.”

– O que você conhece de música brasileira?

“Devo dizer que não sou um expert, mas escuto diversos tipos de música. Adoro os clássicos da Bossa Nova. Adoro o idioma português, acho que é uma língua muito gostosa de ser escutada.”

– Você já tem novos planos para 2022?

“Eu tenho quatro álbuns em andamento no “laboratório”, alguns serão instrumentais, alguns terão cantores (convidados)… Novamente, é tudo bem variado! Tô sempre produzindo e buscando coisas novas. Também faço parte de um trio de beatmakers chamado Starship Loopers (vídeo abaixo), estamos fazendo um ‘hip-hop soul eletrônico’ e lançaremos um álbum em breve!”

– E por último, quais outros trabalhos (filmes, livros e discos) você nos recomendaria?

“Eu curti bastante o último álbum do Terrace Martin e adoro todos os filmes do Tarantino e do Christopher Nolan!”

Mande sua música para nós através da Groover, clicando abaixo:

SIGA R3MI:
https://www.instagram.com/r3mi_music/