Neste mês de maio chegamos à terceira edição da Conexão Groover aqui no nosso site. Como vocês já sabem, traremos sempre um papo com algum artista ou banda que conhecemos na Groover, plataforma francesa de divulgação de novos trabalhos musicais. Para acompanhar nossas descobertas, siga e ouça nossa playlist no Spotify.

Hoje conversamos com o misterioso zildjianpinky, músico e produtor de 31 anos residente em Falkirk, na Escócia. Ele não revelou seu verdadeiro nome, mas contou sobre seu pseudônimo:

“zildjianpinky vem de quando eu era baterista em algumas bandas. A marca de pratos Zildjian era a que costumava usar. Pinky era meu apelido na escola.”

Desvendado o mistério em torno de seu nome, o som do escocês traz uma atmosfera relaxante e noturna. Em nossa playlist, Zildjianpinky aparece com a faixa “2am”, com participação do músico também misterioso Urple e ele nos contou também sobre o processo criativo por trás dessa música:

“Eu experimento gêneros diferentes e busco avançar com meu som em minhas músicas. Adoro  música lo-fi/chillhop, as quais estou estudando, e é sempre o que escuto para relaxar e deixar como música de fundo. “lo-zi” é o nome do meu EP e, como o nome sugere, é a minha versão do lo-fi, um pouco mais progressivo do que o lo-fio ‘minimal’ que geralmente se escuta por aí, acrescentando mais camadas como a guitarra de Urple. ‘2am’ foi a hora em que terminei de produzir a música, mas me lembra de quando era mais jovem e vivia em Edimburgo, e da euforia ao sair com os amigos, se divertir e aproveitar o momento.

NB – E quem seria urple?
Z – “‘urple’ é meu amigo Sinky (vejam só – mais um apelido). Nos conhecemos há uma década e tocamos juntos em algumas bandas no passado. Ele é um músico muito talentoso, tanto como guitarrista quanto como produtor. Ele lançou música recentemente, que vocês deveriam escutar!”

NB – O que você tem enfrentado como artista nestes tempos de pandemia?
Z – A pandemia tem sido muito difícil para todo mundo. Eu fiquei de licença por 3 meses, entre março e junho do ano passado, e estava determinado a aproveitar (o período) ao máximo, então nesse tempo eu consegui avançar com minha música e aprender piano, progressões de acordes e teoria básica, coisas que nunca teria conseguido alcançar sem a pandemia, então pelo menos algo de bom surgiu disso.

NB – O que você conhece de música brasileira?
Z – Não conheço muito sobre música brasileira, mas adoraria visitar (o país) um dia e me aprofundar na cultura. Recomendações são muito bem-vindas!

NB – Você já está planejando novos trabalhos para 2022?
Z – Tenho trabalhado em um novo projeto que foge do lo-fi/chillhop em direção ao EDM progressivo/House. Irei lançar um single chamado Serotonin, junto com uma faixa chamada Air, em maio (nota: o single já está disponível, ouça abaixo). Adoraria saber o que vocês acham dessas músicas.

Como nós da Nightbird também costumamos perguntar, pedimos ao zildjianpinky recomendações de álbuns, livros ou filmes, e a  resposta dele foi simples:
“Acho que essa questão é tão ampla que eu poderia respondê-la o dia inteiro (risos)”. Mas não foi dessa vez que passamos o dia recomendando coisas, hein?

MANDE SUA MÚSICA PARA NÓS VIA GROOVER:
https://groover.co/en/influencer/profile/0.nightbird-records/

SIGA ZILDJIANPINKY:
https://www.facebook.com/zildjianpinky
https://www.instagram.com/zildjianpinky/
https://twitter.com/zildjianpinky