Boats no Nightbird Festival 2017, Centro Cultural DoSol. Foto: Diogo Ferreira.

Oriunda de Pau dos Ferros/RN, a Boats foi formada no ano de 2013 por Rudrigo Lins e Júlia Ferreira, que inicialmente mesclavam em seus setlists covers e composições próprias, com uma roupagem folk: dois violões, escaleta e percussão. Somente depois de um convite para tocarem em um evento, a dupla decidiu plugar a guitarra e montar a bateria, tornando-se assim um duo de rock.

A partir desse esquema, Júlia e Rudrigo gravaram seu primeiro EP, “Fazendo o Óbvio Direto da Alma”, lançado em 2013 com cinco faixas rápidas que abordam temas sociais e políticos, com sonoridade garage. A partir do lançamento do material, a banda rodou o Rio Grande do Norte, tocando as faixas de seu debute em eventos como o Festival DoSol e a ENPROCULT.  “Fazendo o Óbvio Direto da Alma” apareceu no livro “100 discos do rock potiguar para ouvir e não morrer”, destacando a força sonora da banda.

No ano de 2015 a banda anunciou um hiato indeterminado, que durou apenas um ano. Em 2016 a banda retorna às atividades como um power trio após a chegada de Gabriel Nogueira, que adiciona o baixo à formação. Já no ano de 2017, a Boats lançou uma campanha de financiamento no Catarse, para captação de recursos e produção de seu primeiro álbum.

“Manifesto dos Sentimentos (In)compreensíveis” acaba de sair digitalmente e conta com 11 faixas, incluindo os singles “Trilhos” e “Carta Aberta ao Teu Coração”, que já apontavam a nova direção musical do grupo. O trabalho é o primeiro no formato tradicional de álbum lançado pela Nightbird Records, que fechou parceria com o trio também neste ano.

DISCOGRAFIA:
“Fazendo Óbvio Direto da Alma” (EP, 2013):

“Trilhos” (Single, 2017):

“Manifesto dos Sentimentos (In)compreensíveis” (Álbum, 2017):

VÍDEOS:


IMPRENSA:

PRIMAVERA NOISE (03/08/2017): Power trio Boats lança single de seu primeiro álbum (Release de Divulgação)
GROOVELHO (08/08/2017): Boats divulga primeiro single do disco de estreia, ‘Trilhos’ (Divulgação)
RARO ZINE (24/08/2017): Banda Boats lança primeiro single de seu debute! (Divulgação)
SOM DO SOM (18/09/2017): EXCLUSIVO: BOATS LANÇA “CARTA ABERTA AO TEU CORAÇÃO” (Lançamento)
GROOVELHO (22/09/2017): Boats antecipa disco em ‘Carta Aberta ao Teu Coração’ (Divulgação)
SOM DO SOM (11/10/2017): BOATS LANÇA “MANIFESTO DOS SENTIMENTOS (IN)COMPREENSÍVEIS” (Divulgação)

REDES SOCIAIS: Facebook / Instagram